Total de visualizações de página

sábado, 28 de setembro de 2013

“Reinado do erro: a farsa do movimento de privatização e o perigo para as escolas públicas americanas”

Diane Ravitch lança no mês de setembro mais um livro contra a meritocracia na educação americana!

Livro reinado do erro
Diane Ravitch lança livro que denuncia a privatização do ensino público americano e a meritocraciaDe uma das maiores autoridades em educação nos Estados Unidos , o ex- EUA subsecretário de educação “, delator extraordinário ” (The Wall Street Journal) , autor do best-seller A morte e a vida do grande sistema escolar americano ( ” Importante e fascinante ” -Library Journal) , The Police Language ( ” Apaixonado … Ferozmente argumentou … tão alarmante quanto é esclarecedor ” – The New York Times) , e outros livros notáveis ​​sobre a história da educação e política um olhar incisivo e abrangente no sistema escolar americano de hoje, que argumenta contra aqueles que afirmam que é quebrado e sem conserto , um apelo apaixonado , mas fundamentado para parar o movimento de privatização que está drenando os alunos e o financiamento de nossas escolas públicas .
Em Reign of Error (“Reinado do erro: a farsa do movimento de privatização e o perigo para as escolas públicas americanas”), Diane Ravitch diz que a crise na educação americana não é uma crise de desempenho acadêmico , mas um esforço concentrado para destruir escolas públicas neste país.
Ela adverte que grandes fundações , bilionários individuais e gestores de fundos de hedge de Wall Street estão incentivando a privatização do ensino público, alguns por razões idealistas , outros para o lucro. Muitos que trabalham com fundos de ações estão de olho em educação pública como um mercado emergente para os investidores.
Reign of Error começa onde a morte e a vida do grande sistema escolar americano termina, proporcionando uma discussão mais profunda contra a privatização e para a educação pública , e seu colapso.

Para Ravitch , o ensino público é sobre o conhecimento , sobre a aprendizagem, sobre o desenvolvimento de personagem, e sobre a criação de cidadãos para a nossa sociedade . Trata-se de ajudar a inspirar os pensadores independentes , não apenas aperfeiçoar as habilidades de trabalho ou preparar as pessoas para a faculdade. Educação escolar pública é essencial para a nossa democracia , e seu objetivo , desde a fundação deste país, tem sido a de educar os cidadãos que vão ajudar a levar a democracia para o futuro.

Qualidade social da educação

Em agosto um jovem adolescente matou, segundo informações divulgadas hoje 3-9-2013 seu pai, mãe, tia-avó e avó, tendo em seguida, 18 horas após ter matado seu pai, se suicidado. Antes foi à escola calmamente.
“A Polícia Civil de São Paulo informou nesta terça-feira (3) que os laudos sobre as mortes de um casal de PMs, do filho deles de 13 anos e de outros dois parentes, ocorridas no mês de agosto na Brasilândia, zona norte da capital, apontam que o garoto Marcelo Pesseghini –o filho dos policiais– foi o responsável pelos crimes.”
Eis aí uma questão para análise. Como a escola não conseguiu ensinar valores básicos a este aluno, mesmo que na contramão da família, se assim fosse? Não se trata de culpabilizar ninguém. Trata-se de questionar se responsabilizar a escola e os professores pelo ensino, restrito a português e matemática, não tem levado as escolas a deixarem de enfatizar valores básicos como a vida.
Este é mais um exemplo que deve nos levar a indagar se estamos desenvolvendo uma educação de qualidade social.


Publicado no Blog do Prof. Luis Carlos de Freitas