Espaço colaborativo e interativo destinado à participação dos profissionais da educação, da comunidade escolar e sociedade civil tendo por finalidade a construção da qualidade da educação.
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sábado, 28 de setembro de 2013
Qualidade social da educação
Em agosto um jovem adolescente matou, segundo informações
divulgadas hoje 3-9-2013 seu pai, mãe, tia-avó e avó, tendo em seguida, 18
horas após ter matado seu pai, se suicidado. Antes foi à escola calmamente.
“A Polícia Civil de São Paulo informou nesta terça-feira (3)
que os laudos sobre as mortes de um casal de PMs, do filho deles de 13 anos e
de outros dois parentes, ocorridas no mês de agosto na Brasilândia, zona norte
da capital, apontam que o garoto Marcelo Pesseghini –o filho dos policiais– foi
o responsável pelos crimes.”
Eis aí uma questão para análise. Como a escola não conseguiu
ensinar valores básicos a este aluno, mesmo que na contramão da família, se
assim fosse? Não se trata de culpabilizar ninguém. Trata-se de questionar se
responsabilizar a escola e os professores pelo ensino, restrito a português e
matemática, não tem levado as escolas a deixarem de enfatizar valores básicos
como a vida.
Este é mais um exemplo que deve nos levar a indagar se
estamos desenvolvendo uma educação de qualidade social.
Publicado no Blog do Prof. Luis Carlos de Freitas
Em agosto um jovem adolescente matou, segundo informações
divulgadas hoje 3-9-2013 seu pai, mãe, tia-avó e avó, tendo em seguida, 18
horas após ter matado seu pai, se suicidado. Antes foi à escola calmamente.
“A Polícia Civil de São Paulo informou nesta terça-feira (3)
que os laudos sobre as mortes de um casal de PMs, do filho deles de 13 anos e
de outros dois parentes, ocorridas no mês de agosto na Brasilândia, zona norte
da capital, apontam que o garoto Marcelo Pesseghini –o filho dos policiais– foi
o responsável pelos crimes.”
Eis aí uma questão para análise. Como a escola não conseguiu
ensinar valores básicos a este aluno, mesmo que na contramão da família, se
assim fosse? Não se trata de culpabilizar ninguém. Trata-se de questionar se
responsabilizar a escola e os professores pelo ensino, restrito a português e
matemática, não tem levado as escolas a deixarem de enfatizar valores básicos
como a vida.
Este é mais um exemplo que deve nos levar a indagar se
estamos desenvolvendo uma educação de qualidade social.
Publicado no Blog do Prof. Luis Carlos de Freitas
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