Total de visualizações de página

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

CME renovará 50% de seus membros.



Queridos internautas desta  frágil e-democracia  em construção. Na próxima segunda quinta-feira do mês de março deste ano deverá tomar posse os novos conselheiros do CME. Estes substituirão 50% dos que, por força legal, serão substituídos. A renovação dos conselheiros é muito importante para garantir que o conselho não seja refém de representantes que se acomodaram a uma única visão do que deve ser um Conselho Municipal de Educação. Por exemplo, a “jestão” dos últimos quatro anos – da qual acompanhei como membro - foi pautada pelas demandas que chegavam ao conhecimento da presidência do conselho por meio de ofícios ou documentos escritos. Exceto três eventos de grande magnitude da qual pude contribuir para a sua realização. A primeira foi todo o processo de discussão com a rede sobre os regimentos escolares, a segunda foi o Ciclo de Estudos sobre o documento final da CONAE de 2010 e a terceira foi o Simpósio sobre a Educação de Tempo Integral. Talvez estes três eventos foram os únicos dos últimos 10 anos. Entretanto foi decepcionante ver e ouvir a fala do último presidente, o Sr. Luis Tadeu Pressuto, no TV Tem Notícias, 2ª Edição, do dia 1º de fevereiro de 2013, que desconhecia a realidade de precariedade de muitas escolas ao iniciar o ano letivo uma vez que não havia sido notificado por alguma instituição denunciando tal situação. Mas é claro que as escolas não vão procurar o Conselho para isto. É o conselho que precisa fazer a sua parte ao acompanhar e fiscalizar a aplicação das políticas públicas de garantir a qualidade da educação. Os jornalistas demonstraram publicamente a incoerência da fala do presidente sugerindo que a partir daquela reportagem não se omitisse no exercício de sua função.
Esperamos que os novos conselheiros possam fazer a diferença com uma atuação comprometida com a educação de qualidade social  no nosso município na prática e não na propaganda. Este ano de 2013 será o ano da elaboração do Plano Municipal de Educação. E o CME tem papel fundamental uma vez que cabe a ele a sua elaboração.
Como não atuarei como conselheiro, o nosso blog deverá continuar com algumas modificações. Estarei mais livre para informar não somente sobre as decisões do conselho, mas numa ótica de observador crítico. Esclareço que este adjetivo crítico tem o significado de “ir à raiz dos problemas”, ou seja, nos seus fundamentos de forma a contribuir para a educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário