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terça-feira, 18 de setembro de 2012

Conselho de Educação realiza Simpósio sobre Educação Integral.





        O Conselho Municipal de Educação realizou a primeira parte no dia 17/09, das 14:00 às 18:00 horas do 1º Simpósio sobre Educação Integral no município de São José do Rio Preto . Sob a coordenação do docente da Unesp de Rio Preto e Conselheiro, Prof. Elso, os trabalhos procuraram responder sobre que tipo de educação integral queremos para o município. Em minha avaliação as discussões revelaram um amadurecimento, fruto de uma vivência refletida pelos profissionais da educação. Diante da diversidade de modelos de escolas em tempo integral que vai desde a escola com jornada ampliada até as "conveniadas" percebe-se uma preocupação em oferecer uma educação com qualidade social. A qualidade social pressupõe políticas públicas articuladas de forma a garantir o direito à educação para todos. Entretanto, com as condições precarizadas de muitas unidades de ensino, na maioria das vezes, acabam comprometendo a realização desta qualidade. Dos três temas propostos somente o primeiro foi tratado a saber: a concepção de educação integral. Penso que este era o tema mais complexo e que o coletivo dos profissionais da educação deu conta de concluir.
         É preciso considerar neste debate que a lei 8.069 de 13 de julho de 1990  (Estatuto da Criança e Adolescente) estabeleceu um marco legal da proteção integral. Esta proteção integral implica a garantia de um conjunto de direitos que vai do direito à vida, à saúde e à alimentação até ao direto  ao lazer, à profissionalização e à dignidade. Não há hierarquia de direitos e muito menos seccionamento. Não há sobreposição de direitos. As necessidades são integrais e as respostas a essas necessidades devem ser integrais. Para atender integralmente a essas necessidades as políticas públicas devem ser integradas. O desenvolvimento integral das crianças e adolescentes exige ações que visam garantir “as aprendizagens necessárias à vida, ao trabalho, à participação e à cidadania plena”. Esta primeira etapa foi concluída com sucesso. Esperamos que iniciativas como estas possam ser multiplicadas como espaços participativos de reflexão crítica  para o avanço da educação no nosso município. Até o próximo encontro.


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