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quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Conselho Municipal de Educação realizará Simpósio sobre Escolas de Tempo Integral.


Por meio de uma comissão de trabalho sob a coordenação  do conselheiro Prof. Elso foi elaborado e aprovado o texto abaixo que servirá de orientação  para as discussões nas escolas e explicitação das proposições no Simpósio no dia 17/09/2012. É importante a participação de todos uma vez que as discussões servirão de base para elaborar Parecer sobre as diretrizes das Escolas em Tempo Integral no município de São José do Rio Preto.

                                                              C O N V I T E


                   O Conselho Municipal de Educação tem a grata satisfação de convidar um representante da Unidade Escolar podendo ser: Gestor, Professor, Funcionário, Pais de Alunos ou Responsáveis, ou qualquer outra pessoa que possa representar os anseios da comunidade, para tratar sobre a Educação Integral no município de São José do Rio Preto onde serão discutidos os seguintes temas: “Concepção de Escola em Tempo Integral”, “Realidade atual do ensino municipal visando a implementação da Escola em Tempo Integral” e “Acompanhamento do processo de implementação da Escola em Tempo Integral”.
                   Para que este encontro alcance seu objetivo, solicitamos que estes temas sejam amplamente discutidos com todos os integrantes da comunidade escolar.
                   Não haverá dispensa de ponto aos docentes.
                   Contamos com a presença do representante da Unidade Escolar.

Local: Auditório do Centro Integrado de Educação, Ciência e Cultura – CIECC.
Endereço: Av. João Batista Vetorazzo, 500 - Distrito Industrial.
Data: 17 de setembro de 2012 (segunda-feira).
Horário: 14h

Assinatura Digital - CoordSão José do Rio Preto, 13 de agosto de 2012.


Luiz Tadeu Pessutto
Presidente


Senhor(a) Diretor(a)/Coordenador(a)
            O Conselho Municipal de Educação complementando o Convite para o “Simpósio sobre Escola em Tempo Integral no Município de São José do Rio Preto”, que se realizará em 17/09/2012 e, buscando propiciar maiores esclarecimentos em relação aos temas que serão abordados, envia às Unidades Escolares subsídios para as discussões.

Temas norteadores das discussões
            Cada tema deverá ser abordado de forma a propiciar uma visão abrangente sobre o mesmo. Recomenda-se que os representantes das Unidades se informem antecipadamente sobre os temas a serem abordados na reunião.
            Os temas estão detalhados a seguir.

a) Concepção de Escola em Tempo Integral em São José do Rio Preto
            O primeiro e mais complexo tema envolve a concepção do Município sobre a Escola em Tempo Integral.  Dentre os assuntos pertinentes ao tema estão:
·                     Distinção entre Escola Integral e Escola em Tempo Integral: a Escola Integral, compreendida em seu aspecto pedagógico quando se busca uma educação integral, deve ser alcançada qualquer que seja o tempo de permanência da criança na Escola. A escola em Tempo Integral pressupõe maior tempo de permanência da criança na escola. A questão que se coloca é como o tempo de permanência pode refletir na educação geral do aluno;
·                     Tempo de permanência da criança na Escola: já há um indicativo de se estabelecer um mínimo de sete horas. A questão nesse caso é se sete horas atende as necessidades da população e como distribuir esse horário ao longo do dia;
·                     Horário que a criança é obrigada a frequentar a Escola: esse assunto surge na medida em que chegou ao Conselho preocupações com famílias que podem e desejam ficar com a criança em sua residência por um tempo maior. Em uma primeira análise, entende-se que a convivência familiar é importante e deve ser viabilizada. Questões pertinentes a esse assunto estão relacionadas com a possibilidade de introduzir atividades optativas e estabelecer o tempo mínimo obrigatório;
·                     Distribuição do currículo: o conteúdo programático a ser ministrado também precisa ser repensado. O sistema de ensino municipal deve estar atento ao estabelecer o currículo, podendo ser mantido ou ampliado, e em que momentos as atividades extracurriculares devem ser introduzidas;
·                     Espaços para o desenvolvimento do projeto político pedagógico (PPP) de cada Escola: respeitando a realidade escolar e da comunidade na qual a Escola está inserida. É preciso prever espaços dentro do período estendido para que as particularidades de cada ambiente possam se manifestar;
·                     Formação de pessoal: é preciso que os profissionais que atuem junto a Escolas em Tempo Integral estejam preparados para uma realidade distinta da Escola em Tempo Parcial. Esclarecimentos sobre a complementação da formação de pessoal, formas de promover tal complementação e quais seriam as prioridades nessa complementação são algumas questões que precisam ser pensadas.

b) Realidade atual do ensino municipal visando a implementação da Escola em Tempo Integral
            Um indicativo da realidade atual do ensino no Município é um aspecto importante à implementação da Escola em Tempo Integral. Esse tema busca colher subsídios sobre o assunto devendo abordar:
·                     Quadro funcional das Escolas: a implementação do Tempo Integral deverá refletir em um aumento nas atividades escolares, assim se faz importante a opinião da comunidade escolar sobre a realidade atual;
·                     Infraestrutura: a realidade atual com a demanda existente (salas de aula, quadras, refeitórios, entre outros) deve ser confrontada com a nova demanda que deve abarcar não apenas a já existente como uma nova gerada pela ampliação do tempo de permanência da criança na Escola (vestiários, sala de repouso entre outros);
·                     Canais ágeis de diálogo entre a comunidade escolar e a Secretaria Municipal de Educação, principalmente durante o período de implementação da nova sistemática da Escola de Tempo Integral. O diálogo é importante e a questão posta aqui envolve a criação de novos ou o fortalecimento de canais já existentes.

c) Acompanhamento do processo de implementação da Escola em Tempo Integral
            Destacar no Plano Escolar e no Relatório Anual das Escolas a Escola de Tempo Integral. Isto seria uma sugestão principalmente para o período de transição que permitiria a Secretaria de Educação acompanhar o processo nas Escolas.
·                     Devolutiva da Secretaria Municipal de Educação enfocando a escola de tempo integral: a devolutiva é importante na medida em que as condições escolares são dinâmicas e requerem atenção e cuidado. A questão que se coloca é como será feita essa devolutiva: ela pode, em princípio, ser feita através dos supervisores, de uma seção (departamento, gerência, setor) específica da Secretaria ou ainda de outra maneira;
·                     Assinatura Digital - CoordDiálogo entre Secretaria Municipal de Educação e a Comunidade Escolar: a questão do diálogo permeia o acompanhamento de toda a iniciativa, assim se faz necessário reforçar e pensar esse processo.

                        São José do Rio Preto, 30 de agosto de 2012.


Luiz Tadeu Pessutto
Presidente



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