Total de visualizações de página

domingo, 25 de agosto de 2013

Secretária da Educação não publica parte da Indicação do Conselho Municipal.


A Secretária da Educação, Senhora Telma Vieira deixou de "publicar" parte da  Indicação n°2/2012 do Conselho Municipal. A administração pública deve agir de acordo com os princípios consagrados pela Constituição Federal como a publicidade e a transparência. Entretanto, estes princípios parecem estar distantes da prática da atual titular da pasta. A publicidade deve considerar a comunidade na sua totalidade e não apenas contemplar uma parte. Posso afirmar que houve o respeito a este princípio?

Por meio da Resolução SME n°4/2013, com data de 15/07/2013 foi homologada a Indicação n°2/2012 do CME. Esta Indicação trata dos Conselhos Escolares. Na ocasião, o então Conselheiro  apresentou voto em separado em decorrência da linha liberal burguesa predominante no texto. Este tipo de representação está por demais desgastada e existe uma crise de representatividade atualmente. Neste voto em separado foi explicitado sobre os dois modelos que estão em disputa na constituição das representatividades a saber: o liberal burguês e o popular participativo.
Sabemos que toda prática educativa está eivada de concepções. Na constituição dos conselhos escolares é preciso deixar claro que educação nós queremos e qual o tipo de sociedade nossas práticas indicam? Que cidadão nós queremos formar? Que tipo de aluno?
Dessa forma é preciso perguntar: Conselho para que? Se não for para construir a qualidade da educação negociada por meio da efetivação do PPP teremos apenas a reprodução da sociedade que está aí, antiecológica e autodestrutiva.

No contexto da concepção liberal respeita-se pelo menos o direito à diferença de opinião. Caso contrário, estaremos presenciando ações autoritárias decorrentes de um outro modelo de poder: o absolutista monárquico para não falar do período das ditaduras do século XX como o fascismo, o nazismo e o stalinismo. A democracia é uma conquista e a gestão democrática deve ser o valor supremo defendido por todos educadores e cidadãos. Infelizmente os grupos dominantes abominam esta prática pensam estar ainda na Casa Grande e o povo na senzala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário